fev./22 - jun./23
UX/UI Design
UX Research
Design System
A Talura é uma startup de tecnologia com o propósito de ser um ecossistema digital B2B de serviços, soluções e dados para o Comércio Exterior.
Ela conecta todos os envolvidos nos processos de cadeia logística nacional e internacional, principalmente duas entidades: embarcadores (aqueles que querem importar/exportar mercadorias) com agentes de carga (aqueles que prestam o serviço do frete completo).
Dentro da sua gama de soluções está: marketplace de fretes, produtos de B.I, seguro de cargas, desembaraço aduaneiro, e mais.
📌 Compilei todas as minhas contribuições e entregas de 1 ano e meio colaborando para essa startup, portanto é um case completo e extenso.
🌟 Destaques:
Fundação e manutenção do Design System da empresa;
Fundação da área de Design: processos, métodos, frameworks e artefatos;
Responsável por projeto de melhoria de conversão dentro da web application, aumentando a taxa de 12,8% para 27,43% e superior nos meses seguintes, aumentando em 6 vezes o GMV;
Construção de 1 web application e mais de 15 features;
Execução de 5 pesquisas primárias, 4 entrevistas e 6 testes de usabilidade, em contato com mais de 40 stakeholders em 12 meses.
🎯 Objetivos da época:
Aumentar massivamente a base de usuários/clientes;
Construir os recursos fundamentais do produto e lançá-los no mercado;
Validar as construções, coletar os primeiros cases de sucesso e escalar o negócio;
Escalar e ramificar o produto para se tornar cada vez mais robusto.
⚓ Desafios:
Pouco conhecimento do público e mercado de atuação;
Público alvo com predomínio de pessoas com baixa adesão à tecnologia (low tech);
As ferramentas e soluções do segmento eram manuais e ultrapassadas, mas ainda usadas;
Resistência do publico em aderir novas soluções.