dez./22 - fev./23
UX/UI Design
Design System
Web
A Seikatsu é um ecossistema de soluções focado em fornecer serviços, produtos e conteúdos variados para brasileiros que querem emigrar do Brasil, inicialmente para o Japão, e futuramente expandindo o modelo de negócio para migração em qualquer país. Os serviços abrangem consultoria de vida, finanças, família e todas as demais esferas de necessidades pessoais.
🌟 Destaques:
Criação inicial do Design System da empresa
📍 Contexto inicial:
Comecei a colaborar com a empresa ainda em um estágio muito inicial, somente com ideias pré validadas. A expectativa era de que os designers projetassem o início da empresa, sua identidade, seu branding e estratégias de marketing e produto enquanto a empresa em decisões de negócio e planejamentos estratégicos.
🎯 Objetivos da época:
Captar os primeiros usuários para validação de MVP; Lançamento de identidade da empresa e primeiros meios de comunicação e captação de leads; Coletar os primeiros cases de sucesso e escalar o negócio.
⚓ Desafios:
Pouco conhecimento do publico na época; Propostas de negócio bem amplas e muitos MVPs querendo ser rodados; Falta de maturidade em decisões de negócio; Limitação de tempo e recursos.
Style Guide e Design System
Depois de mergulhar no contexto e conceito do negócio, uma das primeiras ações promovidas foi de começar a construir um Style Guide para a empresa, que naturalmente foi evoluindo para um Design System.
Dentre os artefatos entregues/construídos:
Definição de tipografia padrão e escalas tipográficas, cores, tons e gradientes, e grid system.
Definição e vínculo com figma de biblioteca de ícones;
Componentes: botões, inputs, cards, banners, tags, nav bar, etc.
Fundação da frente de Design: Processos de Design, Branding
Como a empresa estava em estágio inicial, não existia nenhum processo, rotina ou mentalidade de design. Foi necessário definir processos, delimitar responsabilidades e atribuições, negociar o funcionamento da área e começar a rascunhar estratégias de Branding e Design.
Para isso, definiu-se o framework do Double Diamond para ser usado como fundação do processo.
A partir daí, entregáveis de design eram executados simultaneamente com a evolução do Design System, destacando:
Matrizes de priorização de negócio e backlog;
Fluxogramas de aquisição de leads, jornadas e fluxos de usuário.
Canvas modelo de negócio e 5W2H (iniciado mas posteriormente despriorizado).